terça-feira, 23 de junho de 2009

pessimismo ou otimismo

Tudo na vida pode ter um lado otimista e outro pessimista. Um simples exemplo é o próprio nascimento. Por que nascemos, sem nem nos foi dada alguma opção? Por que nascemos em determinada família? Por que nessa época? Por que nesse país? Por que não tivemos nem o direito de escolher nosso próprio nome ou nossa aparência?
Ao invés de ficarmos indagando questões sem resposta, devemos pensar em como podemos transformar tudo o que nos foi dado em tudo o que queremos para nós mesmos. O fato de termos nascido em certa família em certo tempo pode nos fazer descobrir uma habilidade ou um talento que em outra circunstância, poderiam permanecer ocultos. Acredito que nada acontece por acaso. A visão otimista nos faz enxergar possibilidades até mesmo nas dificuldades e nos destacar diante de uma sociedade saturada de tantas opções medíocres e sem brilho. Até mesmo o fato de nascer pobre, um motivo para lamentação, pode fazer alguém querer crescer, alcançar seus objetivos e conquistar seus sonhos mesmo com todos os obstáculos que lhes foi imposto desde o início.
Saber enxergar com sabedoria e ter visão de futuro são fundamentais para que qualquer indivíduo, independente da forma como fora concebido, possa alcançar o sucesso e fazer sua própria história.

segunda-feira, 22 de junho de 2009


Estava imaginando como seria viver diante da rápida evolução dos meios de transporte. A rapidez com que nos deslocamos cada vez mais, me faz pensar como seria os relacionamentos na época do tele transporte. Pode estar em qualquer lugar instantaneamente seria incrível. Quantos problemas não seriam resolvidos de forma mais objetiva.
No entanto, quantos sentimentos deixariam de existir. A saudade sumiria de nosso vocabulário, pois assim que começássemos a sentir falta de alguém, iríamos para onde ela estivesse. Zygmunt Bauman estava certíssimo ao afirmar que as relações cada vez mais se tornariam líquidas e de rápida consumação. A ansiedade seria um sentimento desconhecido, afinal o que seria esperar para encontrar alguém? Mera fração de segundos.
Talvez o avanço da tecnologia não seja tão maravilhoso e benéfico quanto parecia. Máquinas nos substituindo, sentimentos em extinção, o tempo correndo, sumindo a graça de se viver.
Tecnologia para melhorar nossas vidas e não para nos tornar cada vez mais substituíveis e atarefados. Espero que no futuro nós a saibamos utilizá-la da maneira correta, podendo aproveitar seus benefícios.

O ócio criativo

Uma afirmação que escutei essa semana não sai da minha cabeça. “Para uma pessoa ser bem sucedida, antes de qualquer coisa, ela precisa estar bem consigo mesmo.” Como passei por uma situação onde eu precisava de um tempo para ajustar minha vida, descobrir um pouco mais quem eu era e o que queria, levo-a quase como um dogma. Depois que tive esse momento para meu eu - interior, minha motivação e confiança aumentaram consideravelmente de forma que qualquer atividade que eu fosse realizar seria mais bem executada. É muito importante que qualquer indivíduo tenha um tempo para si mesmo. Poder se conhecer, analisar o ambiente e descobrir o que lhe motiva ou traz felicidade são fundamentais para que qualquer pessoa possa fazer crescer seu mundo interior. O “ócio criativo” pode nos fornecer grandes descobertas e desenvolver nosso lado crítico, analítico e criativo. Grandes idéias e criações vieram de grandes pensadores. Pensem nisso...

Isso é só o começo!!


Bem vindo ao meu blog!!

Aqui colocarei alguns de meus textos... Geralmente são pensamentos que passo para o papel. Uma maneira de desenvolvê-los ou simplesmente para deixar minha mente livre para viajar ainda mais. Que meu ócio criativo preencha bytes e mais bytes desse blog!!




Isso é só o começo!!